Pages

2 de fevereiro de 2009

Por que as pessoas mentem?

Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2009


O que me chamou atenção para abordar essa questão foi a convivência com "alguém" - alguém que chamarei de estrelinha -que por sinal é uma pessoa maravilhosa, porém não posso acreditar em nada que ela conta! Às vezes tenho vontade de ajuda-la, mas sinceramente nem sei por onde começar. Se por acaso eu perguntasse a respeito, ela ficaria muito sem graça, e eu ainda mais. Bom, creio até que seja impossível...
Logo no começo quando ainda estávamos nos conhecendo, eu tive uma impressão maravilhosa, assim como todas as outras pessoas que a conhecem de imediato.
Nem sei se é sadio dizer isso, mas eu assenti uma boa convivência e aceitei essa mácula, afinal de contas todos nós temos defeitos a serem aceitos pelos outros, e querendo ou não, as mentiras estão presentes em constantes momentos de nossas vidas, quem nunca metiu? ou melhor, quem não mente?
Mas de um tempo pra cá venho observando os absurdos, e a situação tem piorado! Então gente, definitivamente não é NORMAL, as estórias incríveis que a estrelinha conta são de arrepiar, tem uma criatividade fantástica, calcula os mínimos detalhes, talvez para que eu não desconfie que é mentira, mas não tem jeito pois tratam-se de acontecimentos improváveis, vou dar um exemplo:
*Ontem a noite eu tive um sonho: Acordava no meio da noite com uma luz branca nos olhos e uns bichos me carregavam para uma cama de cirurgia, quando acordei sentir uma cicatriz dolorida na cabeça, não lembro de ter machucado.
-Pega aqui, ta vendo?
-Não, não tem nenhuma cicatriz aí...
Isso me levou a ter duvidas se por acaso eu não fui sequestrado por alienigenas e eles não implantaram em mim um daqueles microchips para ficarem me rastreando ou roubando meus pensamentos, to até afim de fazer uma tomografia, o que você acha?!*
-Acho que você precisa de um psicólogo URGENTISSIMO, o bagúi ta ficando serio.
Bom, a estrelinha ainda não atingiu este nível mentirístico (está trabalhando duro pra isso), mas graças a sua eficiência não vai demorar muito.
Chega de brincadeira, pois o assunto é sério, SERISSIMO!
Pesquisei um pouco sobre mentiras, afinal eu não tenho como ajuda-la e preciso aprender a conviver com isso...

A mentira nada mais é que inventar uma "verdade", criar uma realidade que não existe para esconder uma verdade "verdadeirissima", complexo né?
Tão útil quanto a verdade, a mentira é fator de sucesso, pois enganar é sinal de inteligência, e para uma boa convivência social precisamos mentir...
Sabe aquela tia chata que pede favor o tempo todo:
-Tia seu cabelo tá lindão! (mentira, tá horrível)
Mentiras as vezes são as "palavras gostosas" e indispensáveis...
As crianças já crescem aprendendo que mentira é "confortante", sabe o Papai Noel e a Cinderela? então...
Ah, nada de dizer que a barba do tio machuca viu?!
Essas aí são de uma certa forma treinamento para as mentiras futuras.
Ah e essas mentirass saudáveis chamam-se "mentirinhass brancas", não prejudicam a vida de ninguém, muito pelo contrário.
Seria maravilhoso se todas as mentiras fossem branquinhas, mas não são, existem também as mentiras patológicas, essas sim, é que são perigosas.
Enquanto um mentiroso "branquinho" sabe que mente, o patológico passa a não saber.
Desconfio que as estórias duvidosas da estrelinha sejam de fato mentiras patológicas, mas a única coisa que eu posso fazer para ajudar é continuar escutando e demonstrando absoluta irrelevância.

Em constante mutação =*

2 comentários:

Vinicius disse...

Segundo já foi estudado a mentira é e foi um componente da evolução humana. As pessoas mentem porque funciona, mesmo que não faça bem. E alguns dizem que errar é humano. Resta vivermos a nossa consciência e a do outro é do outro.

Abraço,

R.Vinicius

Sousuke disse...

Oi, gostei muito do seu blog e estou agraciando-o com o selo "olha que blog maneiro" passa lá no meu blog ( http://supervarietyblog.blogspot.com ) para pegar seu selo.

Um abraço!

Quem sou eu

Minha foto
Eis aqui, o meio do antônimo vivo!
 

Constante Mutação Design by Insight © 2009

This template is brought to you by : temas blogspot